Arquivo Público Professor Gelindo Sebastião Buzzi

Compartilhe:

Vivemos na era da globalização, da informação e do conhecimento. Os Arquivos Públicos são imprescindíveis para qualquer sociedade constituída, porque é o lugar que guarda diferentes tipos de documentos que são fontes de informação, tornando-se instrumentos para a socialização do conhecimento.

Em um Estado Democrático de Direito, os Arquivos privilegiam a transparência da informação, materializando este direito.

O Arquivo Público Professor Gelindo Sebastião Buzzi, foi criado para ser o guardião do patrimônio documental do município de Timbó e região e para garantir, a materialização do direito à informação, que é função dos arquivos.

Criado pela Lei nº 182, de 13 de setembro de 2000. O Arquivo se encontra vinculado à Fundação Cultural de Timbó e de acordo com o artigo 3º da referida Lei, os objetivos do arquivo público são:

– Localizar, centralizar, ter em custódia, ordenar e preservar documentos de qualquer natureza e procedência, inclusive jurídica, privada, administrativa ou pessoal, documentários fotográficos, fonográficos, vídeos, dentre outros advindos da administração municipal e entidades privadas (objetiva-se, a partir daí a preservação da memória histórico-documental do Município e sua população) visando preservação da memória histórico-documental do município;

– Franquear o acervo à pesquisa, tanto às entidades como ao público em geral, observadas as disposições regulamentares;

– Pesquisar e divulgar a história timboense contida no acervo documental;

– Custodiar documento oriundos da administração pública municipal da fase intermediária.

 

ACERVO

O acervo é constituído no momento, de aproximadamente 450,86 metros lineares de documentos de caráter histórico-cultural (Arquivo Permanente) e mais de 17.000 fotografias e 22.600 negativos.

É composto de documentos textuais (manuscritos, impressos e datilografados de diversas espécies documentais como livros, correspondências, processos, relatórios, balancetes, jornais, revistas, etc..), cartográficos (mapas, plantas arquitetônicas) e icnográficos (fotografias, gravuras, desenhos) provenientes de diversos fundos e coleções dos quais pode-se destacar:

Fundo Prefeitura Municipal de Timbó

Fundo Câmara Municipal de Timbó

Fundo Judiciário 1ª Vara da Comarca de Timbó

Fundo Cooperativa de Crédito Agrícola e Popular de Timbó Resp. Ltda.

Fundo Colégio Comercial Dr. Leoberto Leal de Timbó

Coleção Memória da Cidade

Coleção de Periódicos

 

Atendimento ao Público:

De segunda sexta feira das 8h – 12h e 14h – 17h

Endereço: Rua Rolando Müller, 316 – Centro – Timbó